logo

POLÍTICA

Deputados poderão mudar de partido sem sofrer punição por infidelidade a partir desta quinta-feira


Por Redação Popularonline

img

divulgação internet

A partir desta quinta-feira (3), os deputados estaduais e federais estão autorizados a mudar de partido sem sofrer punição por infidelidade partidária, o que inclui até a perda do mandato. O período da janela partidária vai durar até 1º de abril. 


Pela legislação eleitoral, é exigido o prazo mínimo de seis meses de filiação para ser candidato nas eleições de outubro. Em Mato Grosso, a janela partidária vai permitir ao PL ser o partido de maior bancada na Assembleia Legislativa. 


Poderão aderir a legenda, os deputados Elizeu Nascimento, Gilberto Catani e Delegado Claudinei. Outro que também pode aderir ao partido é o deputado Ulysses Moraes que não aceita permanecer no União Brasil, partido que é resultado da fusão do DEM com o PSL, pois é oposição ao governador Mauro Mendes.

O deputado estadual João Batista vai aderir ao PP, enquanto o  deputado estadual Max Russi (PSB) é outro que pode mudar de partido. O parlamentar é contrário à federação do seu partido com PT. Por isso, é assediado para ingressar no MDB e ser uma opção de vice-governador numa chapa encabeçada pelo governado Mauro Mendes.


O deputado Dr. Leonardo poderá deixar o Solidariedade e ingressar no MDB por sobrevivência política. "Eu não desejo sair, mas se isso acontecer é por uma questão de ter que sair, será por uma questão de sobrevivência política", disse.


A convite do senador Carlos Fávaro, o deputado representante da região Oeste de Mato Grosso, Doutor Gimenez irá se filiar no Partido Social Democrático (PSD).



Entre no grupo do Popular Online no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI)


EDUCAÇÃO SUPERIOR

Mato Grosso teve 7,7 mil aprovados no Sisu 2026

Estado preencheu 97% das vagas ofertadas. Ao todo, mais de 1,8 milhão de pessoas se inscreveram no Sistema de Seleção Unificada. O bacharelado em medicina, da Universidade do Estado de Mato Grosso Carlos Alberto Reyes Maldonado (UNEMAT), foi o curso mais concorrido


BLACK FRIDAY E NATAL

Transações nas máquinas de cartões do Sicredi registram recorde

Transações somadas nessas duas datas ultrapassaram R$ 15 bilhões, com crescimento em todas as modalidades de pagamento


ELEIÇÕES 2026

Advogada cacerense é lançada como pré-candidata a deputada federal pelo Novo

O Partido Novo definiu, em reunião realizada nesta quarta-feira (04), que a advogada cacerense Débora Pacheco será a representante da sigla em Cáceres nas eleições de 2026 como pré-candidata a deputada federal. A decisão redireciona o projeto inicial, que previa uma disputa por vaga na Assembleia Legislativa, e passa a concentrar esforços na busca de votos em toda a região...

Ver mais

O que é Urgente, não pode esperar! Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba alertas de notícias.